Home Data de criação : 10/07/15 Última atualização : 11/10/17 14:58 / 23 Artigos publicados

Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho.  escrito em quarta 21 julho 2010 22:06

Blog de historiasdeimpacto :Histórias De Impacto, Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho.

 Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho.

 

 

Em pleno século XXI, o trabalho escravo infantil no Brasil continua a nos preocupar. É uma realidade que persiste em perseguir apesar do avanço da modernidade. A dignidade de milhões de crianças e adolescentes brasileiras estão sendo desrespeitadas e violadas em se tratando de direitos humanos.

Uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiros de Geografia e Estatísticas – IBGE – mostra que há no Brasil 5,5 milhões de crianças e adolescentes entre, cinco e 17 anos que trabalham no país. Ao mesmo tempo, essa mesma pesquisa revela que mais de cinco milhões de crianças e adolescentes, não estão freqüentando as salas de aula, por causa do trabalho.

Uma pergunta fica no ar: Quais são os motivos que nos levam a crer nessa realidade? Bom, temos que considerar no contexto histórico e social para podermos entender perfeitamente esse assunto. Do ponto de vista histórico, o trabalho infantil é um problema antigo, sendo comparado até com a escravidão nos tempos mais remotos. Ao invés de negros, africanos e índios, são crianças, adolescentes, meninos e meninas.

São crianças pertencentes às famílias de classe baixa que não possuem condições financeiras para poder viver com um pouco mais de dignidade.

Os pais dessas crianças são “obrigados” a pôr seus filhos no trabalho, para conseguir um “dinheirinho” a mais no final do mês, pois eles podem não ter o que comer, beber e vestir. Esse problema é maior no nordeste brasileiro, cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão no mercado do trabalho infantil. A região nordeste contribui para que esse fato ocorra, por ser uma região pobre e sem políticas públicas adequadas.

 Fonte: http://www.gostodeler.com.br/materia/3323/o_trabalho_escravo_infantil_no_brasil.html

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.204.142.143) para se identificar     

Nenhum comentário
Nenhuma criança deve ser explorada pelo trabalho.


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para historiasdeimpacto

Precisa estar conectado para adicionar historiasdeimpacto para os seus amigos

 
Criar um blog